A lenda do Morro do Caixão

ESCRITO E PESQUISADO
Por Amena Mayall

A lenda do Morro do Caixão

Existe para os lados de Massambaba, na restinga entre o mar e a Lagoa de Araruama, um morro sobre o qual correm várias hitórias – é o Morro do Caixão. Dizem que ele esconde muita riqueza debaixo das areias de que é feito. Há vários casos sobre o assunto, inclusive o de um tesouro incalculável enterrado lá, que estaria a espera da pessoa certa para vir à luz do dia.

Sobre o morro recolheu-se a seguinte experiência https://www.totaldentalcare.info/situs-judi-slot-online-resmi.html:

“Eu estava acampada perto da Praia Seca, quando um homem, morador naquela localidade há vários anos, me falou da existência do Morro do Caixão. – É um morro muito alto, diferente das outras dunas, e tem esse nome porque quando a pessoa caminha sobre ele, abrem-se uns buracos (caixões) aos pés da gente, e o morro geme.

Querendo visitá-lo, perguntei ao homem como encontrar o morro.

– Não é a gente que acha o morro: é ele que descobre a gente. – respondeu

No dia seguinte, saí a passeio pelas dunas, e embora ficasse pensando no que o homem me dissera, não estava procurando o morro, especialmente. Fui seguindo pelos pequenos vales entre as dunas à minha volta, chegando a perder qualquer orientação.

De repente, quando já começava a me preocupar com a volta, ví-me diante de uma enorme duna branca, completamente despida de vegetação, o que indicava que era móvel. Pensei imediatamente em escalá-la e descobrir lá de cima o caminho de volta. Comecei a subida, e logo, para minha surpresa, sento o chão se abrir a cada passo que eu dava, enquanto saía de dentro da terra um som cavo, como um gemido mesmo.

O Morro do Caixão tinha me achado…”

Amena Mayall
moradora de Arraial do Cabo