As memórias do Caribe brasileiro

Camila da Silva Cardoso
Centro Educacional Nadir Aguiar Quintanilha
16 anos

PREMIAÇÃO CONCURSO DE REDAÇÕES MEMÓRIAS DO ARRAIAL

As memórias do Caribe Brasileiro

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo, grupo social ou civilização. A cultura sofre alterações todos os dias por culpa de muitos fatores (união de dois povos distintos, modernização de alguns fatos e etc.), mas sempre deve ser preservada. A cultura de um certo local pode definir um indivíduo, ajudar na hora de definir sua personalidade, suas crenças, suas ações, suas escolhas e, até mesmo, na busca pelo seu par romântico, por isso ela deve ser preservada.
As memórias, não só da minha, mas sim de todas as cidades, é isso: Cultura. Temos que preservar o que vem sido passado para nós por todos esses anos, pois isso nos define. As memórias de quando só vivíamos da pesca, de quando erámos uma cidade desconhecida por muitos, de quando era “tudo mato”, elas nos fazem ser quem nós somos. Sem ela, o que seria de nós? Seríamos somente mais uma cidade no estado do Rio de Janeiro, que só iria viver da pesca, ainda seríamos desconhecidos e, obviamente, tudo ainda seria “só mato”.
Será que, sem as memórias do povo cabista, eu ainda sentaria na sala da minha avó para ouvi-la contar histórias de quando ela chegou na cidade? De quando ela levava minha mãe e minhas tias para brincar na cachoeira da Praia Grande? De quando ela ia com a bisavó até o Cais da Baleia e pulavam na água todas juntas? Ou quando elas puxavam a rede e recebiam peixe de graça?
As memórias dessa cidade fizeram todos que viveram aqui serem quem eles são hoje, desde um pescador até uma das grandes personalidades que recordem daqui com carinho. Preservar as nossas memórias é como preservar um pedaço da sua bisavó, da sua avó, da sua mãe, até mesmo de você. Essa é a importância de preservar a memória desse Caribe Brasileiro.